Sete passos para planejar sua cozinha
As cozinhas de hoje deixaram de ser apenas o espaço de preparo dos alimentos e refeições. Em muitas casas elas são locais para comer, beber, relaxar e receber amigos. Mas para que ela atenda a todas essas demandas funcionais e estéticas, precisa ser bem planejada.
Cozinha aberta pra sala, cozinha gourmet ou cozinha tradicional, não importa. Seja qual for a sua preferência, ela deve ser prática e ergonômica.
Veja nossas dicas pra não errar na hora de construir ou reformar sua cozinha:
1 – LAYOUT
Existem algumas opções de layouts básicos que podem ser seguidos levando em consideração algumas variáveis como: espaço disponível, posição das janelas, pontos de gás, água e esgoto, circulação, etc.
Em geral o ideal é tentar seguir a regra do triângulo de trabalho (geladeira, pia e fogão), que setoriza as áreas de cocção, armazenamento e preparo, facilitando a circulação e a realização das tarefas.
COZINHA LINEAR
Muito utilizado em cozinhas estreitas e compridas, nesse layout, os eletrodomésticos, armários e bancada ficam todos alinhados na mesma parede, sendo a única opção em que não se aplica o triângulo de trabalho. O ideal é que a pia se localize entre o fogão e a geladeira e que se tenha, no mínimo, 40cm entre eles.
COZINHA EM "L"
É uma solução bastante comum e prática, distribuída em duas paredes perpendiculares. Esse layout permite o uso de uma mesa de refeições no espaço livre que geralmente sobra no ambiente. Encaixa-se bem em cozinhas quadradas ou retangulares.
COZINHA EM "U"
Esta é a opção que permite melhor aproveitamento do espaço e proporciona maior conforto para o trabalho. Em geral apresenta uma grande bancada livre para preparo dos alimentos. Atenção à distância entre os dois lados do “U”, que deve ser de pelo menos 1.20m.
COZINHA PARALELA
Layout ideal para cozinhas que possuem duas portas. Para facilitar a circulação, deve-se colocar a pia e o fogão na mesma parede e a geladeira na parede oposta. O corredor deve ter 1.20m (mínimo) para garantir a total abertura de portas e gavetas.
COZINHA COM ILHA
A cozinha em ilha é ideal para quem tem uma cozinha ampla, aberta pra sala e gosta de cozinhar para amigos e familiares. São duas bancadas dispostas uma de frente para a outra com uma distância mínima de 1.20m entre elas. A geladeira e a pia ficam na bancada encostada na parede, enquanto o fogão (ou cooktop) se localizam na bancada solta, chamada de ilha, que deve ter pelo menos 60 cm de circulação ao seu redor. Isso possibilita que o cozinheiro fique de frente para seus convidados e possa interagir com eles enquanto prepara a refeição.
2 - BANCADA
A bancada da pia ou de trabalho deve ter altura de 90 cm (medida pela face superior) e profundidade de 60 cm livre. Costumo, sempre que possível, fazer um rebaixo na área da pia, chamada de área molhada, que impede que a água escorra por todo o tampo da bancada.
Existem algumas opções de materiais para quem quer fugir do granito, como: aço inoxidável, madeira, concreto, silestone, corian, etc. Em Mas isso fica pra outro post...
3 - ARMÁRIOS
Os armários sob a bancada podem ser suspensos ou fixos sobre uma base. Na primeira opção, deve-se deixar um vão de pelo menos 15cm embaixo deles para facilitar a limpeza. No segundo caso, os armários podem estar apoiados sobre uma base de alvenaria revestida no mesmo material do piso ou do rodapé. Esta deve ter entre 10 e 15cm e estar recuada em relação ao armário.
Os armários superiores devem ter profundidade média de 35 cm, para evitar que as pessoas batam a cabeça. Devem estar fixados a uma altura de 55 a 60 cm em relação ao tampo da bancada de trabalho.
4 - FOGÃO
O fogão pode ser tradicional (de piso ou embutido), ou cooktop (elétrico ou a gás). É muito importante definir o modelo do fogão antes de iniciar a obra da cozinha, pois ele determinará a melhor localização dos pontos de gás e eletricidade, de acordo com as recomendações encontradas no manual do produto.
5 - COLUNA DE FORNOS
Para quem optar pelo cooktop, a coluna de fornos é uma ótima opção.Trata-se de uma coluna de armários em que ficam embutidos o forno convencional e o microondas. O ideal é que o microondas fique acima do convencional, na altura dos olhos, a uma altura entre 130 e 150 cm. O forno convencional deve estar de 90 até 97cm do chão. Estas medidas são do eixo dos equipamentos. Não se esqueça de prever espaço na frente suficiente para a total abertura das portas dos fornos.
6 - LAVA-LOUÇAS
A lava-louças deve sempre estar próxima a pia. Existem basicamente dois modelos: embutido e de piso. No primeiro, o equipamento fica embutido no gabinete do armário, devendo ser respeitadas as medidas mínimas do nicho, solicitadas por cada fabricante. No segundo caso, a lava-louças se apoia diretamente no piso da cozinha. Em ambos os modelos deve-se ter atenção à localização dos pontos de água e esgoto.
7 - ILUMINAÇÃO
Se a sua cozinha tem janelas generosas que proporcionam uma boa iluminação natural ótimo! Mas lembre-se que ela pode ser utilizada à noite também. Para isso, é preciso ter uma iluminação artificial adequada.
O primeiro passo é projetar a iluminação geral, que será capaz de clarear todo o ambiente. Em geral, utilizamos luminárias com lâmpadas fluorescentes.
Além disso, é importante iluminar as áreas de realização das atividades de preparo, cocção e lavagem. Para isso, costumo usar pontos no teto direcionados para essas áreas e /ou iluminação embutida nos armários superiores.
Ah, e se você tiver uma mesa de refeições na cozinha, um charmoso pendente pode ser uma boa pedida!
Espero que tenham gostado! Comentem!
Fonte das imagens: pinterest, homify