Dicas pra montar seu Home Office!


A busca da qualidade de vida e maior proximidade da família são alguns dos motivos pelos quais cada vez mais pessoas estão optando por trabalhar em Home Office. Estresse com o trânsito, tempo de deslocamento e gastos com transporte podem ser minimizados quando não precisamos sair de casa pra trabalhar. Mas para que isso funcione é preciso ter muita disciplina e um local apropriado.

Aqui daremos algumas ideias para você montar seu Home Office de forma que seja um local aconchegante, prático e organizado. Assim, sua rotina será mais produtiva e bem menos estressante.


LOCALIZAÇÃO


A escolha da localização é muito importante, vai depender do tipo de trabalho a ser executado e do espaço disponível na sua casa.

Se você tem um quarto extra que não esteja sendo usado, esta seria a solução ideal para a instalação do Home Office. Quando isso não é possível, recomendamos que ele seja colocado em algum espaço mais reservado da sala. Porque não usar o quarto de dormir? Não aconselho! Quarto deve ser local de descanso e relaxamento. Também não recomendo usar quartinhos de serviço, pois, em geral, não apresentam boa ventilação nem iluminação natural. Lembre-se que o seu Home Office deve ser um local confortável e atraente pra você trabalhar, pois as tentações dentro de casa são muitas!


MESA


A mesa é a peça chave de um Home Office, logo ela deve ter medidas adequadas ao usuário e ao ambiente. A altura ideal do tampo da mesa é entre 74 e 75 cm. A profundidade pode variar de 60 a 70 cm. A largura vai depender do espaço disponível e da tarefa a ser realizada: sendo 120 cm o mínimo ideal. Deve-se ter em mente um espaço suficiente para o computador (caso seja utilizado) e ainda um espaço livre para apoiar outros objetos, papéis, etc.

É importante ter espaço para movimentação das pernas embaixo da mesa, por isso, evite gavetas de teclado e mesas com profundidade muito pequena.

O material da mesa pode ser de madeira, vidro, etc. Uma ideia para quem não quer gastar muito é utilizar dois cavaletes e um tampo de madeira apoiado sobre eles.


CADEIRA


É essencial escolher uma cadeira confortável e ergonômica! Esse é um gasto que vale a pena, pois evitará dores futuras e problemas de postura. Se ela tiver altura e braços reguláveis melhor ainda. Caso opte por cadeiras com braço, lembre-se de medir o espaço disponível embaixo do tampo da mesa e verificar se a cadeira cabe nesse vão.


ILUMINAÇÃO


Nem preciso dizer que é muito importante ter uma boa iluminação natural, principalmente próxima à mesa de trabalho! Só tenha o cuidado de observar a trajetória do sol no ambiente, para não colocar a mesa numa posição que gere reflexo na tela do computador.

Mas isso não exclui a necessidade de uma iluminação artificial adequada para a mesa. Ela deve ser feita de forma uniforme, sem manchas nem pontos de destaque. Deixe isso para quadros ou objetos que queira destacar.

ORGANIZAÇÃO


Prateleiras e nichos são ótimas opções para organização de livros e objetos. Sempre prefiro instalar uma prateleira mais baixa, de fácil acesso para colocar objetos de uso diário.

Quadros de lousa, giz ou imã são sempre bem-vindos para a organização das tarefas e lembretes.

Gaveteiros também são curingas muito usados em escritórios e Home Offices, para guardar arquivos, documentos e objetos pequenos. Também costumo fazer uso de gavetas com divisórias organizadoras, são ótimas para guardar as miudezas.





















ESPAÇO PRA RECEBER


Dependendo do trabalho a ser executado, você vai precisar receber clientes em seu Home Office. Para isso, recomendo fazer uso de uma mesa redonda, pequena, que sirva de mesa de reuniões. Perto dela pode ter um móvel de apoio para servir café, água e etc. Vira um cantinho charmoso que ajuda a impressionar a clientela. Acho importante oferecer conforto e atender bem o seu cliente.


E por fim, não economize no uso de objetos, flores, fotos e quadros que dêem personalidade ao ambiente e tragam inspiração e alegria para trabalhar!



#Designdeinteriores #HomeOffice #trabalharemcasa

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo