top of page

Reforma!


Apartamento novo, chaves nas mãos, e agora? Por onde começar a reforma?


Uma das coisas mais importantes pra ter uma obra de sucesso é PLANEJAMENTO. Assim, a gente consegue evitar retrabalhos e perdas de tempo e material.


Aqui vamos mostrar o passo-a-passo de uma obra de reforma de apartamento pra que você entenda como funciona o andamento das etapas, saiba o momento de comprar cada material, e possa se programar da melhor forma possível. Claro que há variações, algumas fases podem ser feitas paralelamente, tudo depende da chegada de material na obra, da disponibilidade da mão-de-obra e do espaço disponível. Mas em geral a obra corre seguindo essa sequencia:

1. PROJETO

Esta é a primeira fase antes do início da obra propriamente dita. O desenvolvimento do projeto com antecedência é o ideal para ter uma obra que caiba dentro do orçamento e do prazo desejados. Nele, você vai prever decisões como: a retirada e construção de paredes, a troca dos revestimentos, a localização das instalações, etc...

Deve-se definir todos os detalhes possíveis para que se possa fazer um orçamento compatível com a realidade, evitando surpresas no meio do caminho.

2. MATERIAL

A compra de material numa obra normalmente ocorre semana a semana, de acordo com a demanda de quem está executando e da etapa que está sendo feita. Materiais "pesados" como tijolo, cimento, areia, tubulações e tinta podem ser comprados de acordo com a necessidade do momento.

Já os materiais de acabamento, como revestimentos, bancadas, marcenaria, fechamentos em vidro, algumas luminárias, estes devem ser comprados o quanto antes, pois o prazo de entrega costuma ser longo.

Então, a partir do momento que você já tiver escolhido o que vai querer, se organize para comprá-los com antecedência pra não parar a obra por falta de material.

3. MARCENARIA

Se optar por fazer armários modulados na cozinha, essa é a hora de ir à loja com a planta baixa em mãos e os equipamentos escolhidos, pra definição dos armários e dos pontos das instalações. No resto da casa até dá pra esperar um pouquinho mais, dependendo do prazo de entrega de cada loja ou do marceneiro, mas não muito!

4. DEMOLIÇÃO

Agora sim podemos começar a obra de fato! A primeira etapa é a demolição. Nela, são derrubadas paredes e retirados itens que não serão aproveitados, como: louças, metais, bancadas, móveis e revestimentos. Não se esqueça de contratar uma caçamba pra retirada do entulho.

5. ALVENARIAS

A próxima etapa é a construção de novas alvenarias (paredes), caso sejam necessárias. Nesta fase também arrematamos os novos vãos de portas e janelas. Material utilizado: cimento, areia, tijolo, massa, etc.

6. INSTALAÇÕES

Depois das alvenarias prontas, inicia-se a fase de instalações. É uma fase chata porém muito importante, pois tudo tem que se encaixar depois. Material utilizado: materiais elétricos, hidráulicos, de esgoto, de ar condicionado, como: tubulações, fios, conexões, tomadas, etc...


7. GESSO

Dependendo do tamanho do seu apartamento, o gesseiro pode trabalhar paralelamente à fase anterior, contanto que as instalações do teto já estejam finalizadas (pontos de luz, ar condicionado, exaustão...). Se um não atrapalhar o outro tudo bem. Mas, em geral, prefiro iniciar o gesso depois de terminado o “grosso” das instalações. É uma fase que produz bastante poeira fina, portanto, se você tem móveis no apartamento, vale protegê-los bem.


8. IMPERMEABILIZAÇÃO

Cozinhas, banheiros, áreas de serviços e varandas devem ser devidamente impermeabilizados, pois estão muito expostos à água, seja pelo tipo de uso ou pela limpeza dessas áreas. É uma camada de material impermeabilizante que deve ser aplicada antes da colocação do piso e cumpre a função de formar uma barreira física que contém a propagação da umidade e evitam infiltrações.


9. REVESTIMENTOS

Piso, cerâmicas, azulejos, pastilhas, etc... Nas áreas molhadas (banheiros, cozinha e área de serviço), o próximo passo, após finalizadas as instalações e impermeabilizações, é a colocação dos revestimentos. Sempre lembrando de deixar o espaço para as bancadas, que devem ser engastadas na parede pra ficarem bem estruturadas.

10. PORTAS E JANELAS (ESQUADRIAS)

A instalação das portas e janelas será necessária para vedar os vãos, proteger contra a chuva e para liberar o serviço de pintura e verniz, no caso das peças em madeira.


11. BANCADAS

Colocação das bancadas dos banheiros e da cozinha – há quem prefira esperar a colocação dos armários para depois instalar as bancadas. Na verdade também dá certo, mas eu prefiro fazer assim, pois acho que protege mais a marcenaria. Também são instalados os outros itens de marmoraria, como soleiras, tentos de box, divisórias, etc.



12. LOUÇAS E METAIS

Instalação das louças e metais – colocação dos vasos, cubas, chuveiros, torneiras, etc..


13. VIDROS E ESPELHOS

Instalação dos vidros (Blindex) e espelhos

14. PINTURA

Neste momento o pintor executa a primeira demão da pintura. Também é uma fase que gera muita poeira fina por conta do lixamento das paredes.

15. LUMINÁRIAS

Nesta fase costumo instalar todas as luminárias com exceção dos pendentes e daquelas de piso, pois a posterior montagem dos móveis pode danificá-las.


16. MARCENARIA

Instalação de toda a marcenaria fixa, como armários, estantes, modulados, bancadas, etc.






















17. AR CONDICIONADO

Colocação dos aparelhos de ar condicionado, partindo do princípio de que as tubulações necessárias (no caso de Split) foram executadas na fase das instalações.


18. RETOQUE PINTURA

Essa dica é muito boa! Reserve sempre a última camada da pintura para depois da colocação de toda a marcenaria, pois, certamente, as paredes sofrerão algum dano com a movimentação dos móveis e peças.


19. DECORAÇÃO

Essa é a melhor parte! Depois de toda a obra pronta é hora de deixar o apê com a sua cara! É o momento de colocar cortinas, tapetes, móveis soltos, quadros, objetos etc. Muitos curtem escolher item por item, mas, para os que não tem tempo ou não gostam de decorar, os arquitetos que trabalham com interiores se encarregam disso, é questão de opção de cada um.


Bom, espero ter ajudado você a ver que obra não é nenhum bicho de sete cabeças, se planejada, tudo caminha bem!

Qualquer dúvida mande e-mail para contato@muitomaisarquitetura.com ou deixe uma mensagem que responderemos em breve!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page