Como reformar sem estourar o orçamento?


A palavra de ordem pra quem vai reformar a casa é PLANEJAMENTO. Quando você planeja as etapas, os gastos, o tempo, consegue ter o máximo de controle sobre toda a sua obra, inclusive sobre os imprevistos, que fazem parte de toda reforma.


É muito importante definir todo o processo antes dele iniciar. Para isso, contratar um arquiteto pra desenvolver um projeto é muito importante. Esse profissional será o responsável por “fazer caber a obra” dentro do orçamento disponível. Ele que adequará o projeto, os materiais a serem utilizados e fará as escolhas certas pra garantir a finalização da obra dentro do valor estipulado. Além disso, o arquiteto o ajudará a encontrar soluções para os desafios que surgirem no decorrer da obra, propondo modificações que respeitem o projeto e caibam no seu bolso.


Se você não tem o capital para contratar um arquiteto pra fazer um projeto não se desespere! Hoje em dia vários profissionais já trabalham sob a forma de consultoria. Desta forma, vocês podem montar um “plano de ação” em que ele irá propor soluções para o seu espaço através de croquis e fotos de referência, e também dará indicação de mão-de-obra e fornecedores. Com esse material, você já tem uma base pra correr atrás de tudo sozinho (a). Essa opção é ótima para obras pequenas que não envolvem tanto quebra-quebra e para os clientes que dispõem de tempo e disposição!


Com o projeto ou plano em mãos, é hora de listar os materiais, serviços e mão-de-obra a serem contratados e pedir o orçamento de cada um deles.


Aqui no escritório, ainda trabalhamos com a velha e boa planilha, mas já existem no mercado vários aplicativos para te ajudar. Some tudo, adicione um percentual de folga para eventuais perdas e veja se o valor total está dentro do previsto. Se não estiver, é hora de ver onde dá para fazer alguma modificação e baixar o total.


Em geral materiais como mármores, metais e revestimentos apresentam grande variação de preço. Mas cuidado! Não vá fazer economia escolhendo materiais de baixa qualidade que te trarão dor de cabeça no futuro. Pesquise bastante, pergunte para profissionais especializados ou pessoas que tenham reformado recentemente, sempre buscando aliar qualidade ao preço baixo.


Definidos os materiais e serviços, peça ajuda ao responsável pela execução da obra, seja ele um empreiteiro, pedreiro ou engenheiro, para juntos montarem um cronograma das etapas a serem seguidas. Com isso, você consegue saber quando deve comprar cada material, qual o prazo de entrega e execução de cada um deles.

Assim ficará mais fácil se programar e prever a data que sua casinha estará pronta!



Então arregace as mangas e mãos-a-obra! Boa sorte!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square