DIY: veja como decorar, sozinho, cada cômodo da casa


Foto: Pixabay

Decorar a casa já é uma delícia, já que você consegue deixar o seu canto aconchegante e bonito. Mas não tem nada melhor do que fazer, você mesmo, a decoração da sua casa. Colocar a mão na massa e tentar criar uma decoração única e personalizada pode ser extremamente prazeroso, além de poder contribuir com um tempo em família e fazer surgir talentos ainda não descobertos. Por isso, que tal aprender como decorar, sozinho, cada cômodo da casa?

Se você está em busca de casas à venda e quer um lar totalmente novo, que tal aprender a criar objetos decorativos e mudar os cômodos da sua casa de um jeito único e criativo? Não sabe por onde começar, esse post é para você. Confira agora e arrase na decoração!

A sala de estar

Esse é um dos principais cômodos da sua casa, já que é onde você vai receber amigos e familiares para momentos de lazer. Além disso, a sala de estar também é refúgio para os moradores, que querem descansar, ler um livro ou assistir a um filme. Por isso, caprichar na decoração desse cômodo é fundamental.

Uma dica é você fazer uma mesa de centro com dois paletes de madeira. Para criá-lo, consiga dois paletes e fixe um sobre o outro com furadeira e parafuso. Depois, instale rodinhas, que são facilmente encontradas em qualquer loja de decoração.

O bom do palete é que ele aceita bem qualquer cor e textura que você queira, ou seja, a mesa de centro vai ficar com a sua cara!

Outra ideia é utilizar os caixotes de feira para criar nichos e outros móveis. Eles são superfáceis de conseguir e também podem receber camadas de tinta tranquilamente, mas é importante lixar a superfície antes.

Para fixar na parede, lance mão de pregos ou de ganchos de sustentação de quadros, que são resistentes e aguentam bem livros e outros objetos que você queira incluir nos seus nichos.

Se quiser arrasar na iluminação, utilize garrafas antigas e compre o kit de fio e bocal para ficar bem profissional. Você pode, também, envolver as garrafas em uma meia-calça colorida e pendurá-las no teto, transformando-as em pendentes e dando um charme todo especial a sua sala de estar.

O quarto

Se você já tem todo o mobiliário do seu quarto, a dica é investir em detalhes e objetos que podem dar um pouco de personalidade ao seu cômodo preferido.

Você pode tentar mudar as paredes com pinturas livres ou até pegar moldes na internet. Depois, basta passar levemente um lápis para marcar o contorno e deixar as cores darem vida ao seu canto.

Outra dica é comprar papel contact e criar as formas que quiser. Depois, basta colá-las na parede como achar melhor. O bom do papel contact é que ele é fácil de ser removido, ou seja, no caso de você enjoar da decoração, é só descolar.

Essa ideia pode ser utilizada, também, nas portas dos armários e superfícies das cômodas e mesas de cabeceira. Mescle estampas com cores fortes e tenha um quarto totalmente novo!

Para dar um clima intimista ao seu quarto, você também pode distribuir algumas luzes pisca-pisca, essas de Natal, pelas paredes ou cabeceira da cama. Vai ficar charmoso e muito moderno!

A cozinha

A cozinha é um dos espaços mais legais de uma casa! É onde preparamos refeições e conversamos com amigos para momentos de muita diversão. Por isso, é bacana dar uma atenção especial a esse espaço.

Mesmo que você procure por apartamentos à venda e eles estejam sem graça, você pode incluir um pouco de cor. Uma dica é utilizar adesivos próprios para azulejos. Eles podem transformar um espaço e ainda são de fácil remoção, caso você desista ou precise entregar o imóvel.

Os adesivos para azulejos podem ser estampados e é possível misturar diversos padrões de desenhos, sem medo. Quanto mais misturado, mais personalidade.

Outra ideia que não exige muito investimento são panelas decoradas que podem ficar sobre o fogão. Existem as coloridas e as estampadas com corujas, corações e outros diversos motivos.

O mesmo pode ser feito com panos de prato à mostra. Deixe-os pendurados de forma organizada e escolha os mais usados para irem para as gavetas.

Se quiser dar uma renovada na sua geladeira gastando pouco, esse é o momento. Restaurações, em geral, custam caro. Por isso, procure vídeos que ensinam como adesivar eletrodomésticos. Você vai ganhar uma geladeira nova em poucas horas!

Você pode escolher cores retrôs, como o vermelho e o verde-água, ou optar por desenhos divertidos de pinguins ou que imitam os azulejos portugueses.

Também é possível você criar luminárias divertidas com escorredores de macarrão ou tigelas. Certifique-se de que elas são de metal para evitar acidentes e acople o kit com fio e bocal para lâmpada.

O escritório

Pessoas que precisam trabalhar em casa sempre falam a respeito da relação entre organização e do conforto do ambiente com a disposição, por isso, deixe seu home office lindo para ser cada vez mais produtivo.

Uma dica bonita e funcional é pintar uma das paredes com tinta de quadro-negro. Além de deixar o ambiente supermoderno, pode lhe servir para lembretes e outras anotações que ajudem seu dia a dia de trabalho.

Você pode tirar uma tarde para pintar a parede. Depois, é só esperar secar e ver o ambiente se transformar!

Aproveite a empolgação com seu escritório e faça porta-trecos para organizar lápis, canetas e clipes de papel. Eles podem ser feito com latas velhas pintadas ou com colagens.

Se você tem filhos, pegue umas peças de lego ou blocos de montar e faça caixinhas coloridas e divertidas!

Outra ideia é pegar um painel de cortiça e colocá-lo na parede. Depois, basta fixar documentos e lembretes com tachinhas coloridas. Além de ficar tudo organizado, o painel ainda ajuda na beleza do ambiente.

No caso de você precisar renovar a pintura e não querer a monotonia, experimente colar folhas de jornal pelas paredes e depois aplicar verniz por cima. Dá um ar de seriedade e modernidade ao escritório com pouco investimento.

É possível dar uma repaginada completa na sua casa, com poucos materiais e colocando a mão na massa. Por isso, invista um pouquinho de tempo e mude sua decoração completamente. Essas atividades, além de serem terapêuticas, podem fazer você abrir os olhos para novas habilidades, não é mesmo?

E agora? Está mais animado para procurar por sua nova casa nos sites de imóveis? Gostou desse conteúdo? Então compartilhe esse post nas suas redes sociais e divulgue as ideias para outros amigos!

Artigo feito em parceria com o portal Chaves na Mão. Autora: Maria Mercedes Castello


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square